Acupuntura pediátrica – Mas e as agulhas?
- Ou entre em contato por telefone.
-
- Localização
-
No Brasil, as consultas são somente on-line.
-
Horário de Atendimento:
Seg. a Sex. 08:00h às 18:00h - Atendimento somente on-line.
Acupuntura pediátrica – Mas e as agulhas?
- Localização
-
No Brasil, as consultas são somente on-line.
-
Horário de Atendimento:
Seg. a Sex. 08:00h às 18:00h - Atendimento somente on-line.
- Ou entre em contato por telefone.
-
- Ou entre em contato por telefone.
-
- Localização
-
No Brasil, as consultas são somente on-line.
-
Horário de Atendimento:
Seg. a Sex. 08:00h às 18:00h - Atendimento somente on-line.
- O agendamento se dará de acordo com a disponibilidade. Retornamos para confirmar.
- Ou entre em contato por telefone.
-
- Localização
-
No Brasil, as consultas são somente on-line.
-
Horário de Atendimento:
Seg. a Sex. 08:00h às 18:00h - Atendimento somente on-line.
Acupuntura pediátrica – Mas e as agulhas?
- Se preferir entre em contato com a gente.
-
-
Horário de Atendimento:
Seg. a Sex. 08:00h às 18:00h - Atendimento somente on-line.
Acupuntura pediátrica – Mas e as agulhas?
Eu até tentei trazer pra casa, mas o pai desse chinesinho fofinho não deixou.
Brincadeiras à parte, atender bebês e crianças aqui ou na China, é sempre muito bom, porque elas respondem ao tratamento muito rápido e quando a consulta e o tratamento flui, temos um paciente adepto aos tratamentos com Medicina Chinesa, pra sempre. Ponto muito positivo para os pais e pros pacientinhos, afinal, quem não prefere um tratamento natural?
Mas o atendimento e a condução do tratamento devem ser um pouco diferentes em relação a outras faixas etárias. E nesse artigo eu vou te contar porquê.
Ah! Essa foto foi tirada no hospital na China – em Beijing, quando eu eu morei lá para estudar Medicina Chinesa.
Mas olha, eu sei exatamente o que você deve estar pensando:
Mas Ana, eles não tem medo de agulha?
Eu vou te contar que ao longo desses 11 anos, percebi que quanto menor a idade, menos medo. Sim bebês, tem aceitação maior do que crianças devido ao medo e ao pré-conceito em relação as agulhas devido a experiências anteriores com vacina e etc.
A maioria dos bebês que já realizei o tratamento com acupuntura dormiu durante o procedimento todo, ou ficaram calmos com a mãe, mamando durante todo tempo. Pra te falar a verdade, alguns nem percebem o momento da inserção nem retirada das agulhas.
Mas e crianças?
Nem toda criança tem medo ou fobia. Mas algumas crianças passaram por experiências prévias, pra lá de negativas. Seja por meio de procedimentos com injeções e vacinas ou até os terríveis exames de sangue – que ninguém gosta e não tem nada a ver com acupuntura – tanto pelo tipo de procedimento e tipo de agulha e técnica de inserção.
Ser segurado, injeção, sangue… não facilita a experiência. E esse medo, dificulta a vida do acupunturista e do paciente que poderia ser beneficiado com o tratamento.
Mas para esses pacientes com fobia ou medo de agulha, existem estratégias para que o tratamento aconteça de acordo com o desejado e com os resultados esperados. Isso porque a Medicina Chinesa não consiste somente no tratamento com agulhas. Ou seja, outros instrumentos e tratamentos podem ser realizados!
Além das agulhas
O tratamento erroneamente é considerado apenas com a utilização agulhas. Na realidade você deve buscar um profissional de Medicina Tradicional Chinesa, pois este, a partir de uma consulta prévia, vai analisar a possibilidade de utilização outros instrumentos e técnicas que também fazem parte do tratamento chinês. Ou seja, não existe somente acupuntura e existe sempre a melhor opção indicada para cada tipo de paciente. E essa escolha é apropriada no caso de crianças e adultos que tem medo de agulha. (Te conto em breve sobre as agulhas, mais para baixo nesse artigo).
Existe por exemplo o Tui Na – que é um tipo de massagem terapêutica, a moxabustão, a ventosaterapia, a auriculoacupuntura e fitoterapia chinesa, entre outros.
Para um tratamento sem medo
No caso da utilização de agulhas, para que a criança possa ser atendida e se beneficiar dos tratamentos sem medo, o atendimento do profissional deve ser diferenciado: Além de utilizar brinquedos e jogos, uma abordagem diferente deve ser utilizada para construir uma relação de confiança para efetivamente iniciar o tratamento. O pequeno, precisa se sentir à vontade.
Aqui no consultório, depois de “quebrar o gelo” com estratégias lúdicas e aproximação sempre permeada por confiança, eu sempre faço brincadeiras explico sobre o procedimento. Alguns desafios dependendo do paciente, podem ser utilizados como por exemplo: “Se doer a gente nunca mais coloca nenhuma agulha na vida.” Ou “ Vou inserir uma agulha em mim para você ver que eu não vou chorar e nem vai doer”… Após uma consulta prévia para diagnosticar o paciente, estratégias de tratamento são escolhidas de acordo com o paciente e e objetivos do tratamento. Dessa forma, caso seja necessária a utilização de agulhas, os pontos e as agulhas são escolhidos e o tratamento é conduzido de maneira confortável para o paciente em todos os sentidos.
Buscando sempre obter a melhor experiência para o pequeno paciente, conduzir o tratamento dessa forma, evita-se o medo que tanto dificulta ou até mesmo impede o tratamento. Além disso, permite a construção de uma relação sólida entre o profissional e paciente que é fundamental para o desenrolar do tratamento e para que o resultado almejado aconteça: no caso a resolução de um problema, sintoma ou sinal e cura de determinada doença ou distúrbio.
A Medicina Chinesa é novidade
Apesar de milenar, os tratamentos e benefícios da Medicina Chinesa ainda são novidade, principalmente aqui no ocidente. E para o pequeno paciente e sua família é importante vivenciar e experenciar para perceber a Medicina Chinesa como uma forma de medicina confiável, benéfica e eficaz. Afinal, um tratamento natural, que considera o funcionamento do corpo humano como um todo e atua de forma preventiva, é uma excelente opção para quem deseja ter uma vida saudável e longeva.
Com toda essa experiência positiva, o resultado só pode ser um: Em um belo dia, ao longo do tratamento, o paciente já aparece com o melhor amigo: boneca ou bichinho de pelúcia pra ser atendido junto – com agulha e tudo mais. Pacientinho fidelizado e saudável? Temos!
Tá, bom Ana. Você me está me convecendo. Mas me fala das agulhas?
Pode acreditar: as agulhas não devem ser preocupação. Pra te falar a verdade, uma agulha de acupuntura é finíssima, e as reações podem ser coceira, dormência ou até mesmo nada. (Pois é… pasmem!).
Não tem sempre que doer e não tem absolutamente nada a ver com injeção: eu não tiro sangue de ninguém – sempre falo isso! Confira a imagem abaixo, sobre o tamanho das agulhas. (Além disso, existem agulhas muito menores e mais finas…)
A grande vantagem de procurar a Medicina Chinesa como tratamento (seja preventivo ou não), desde cedo é por se tratar a uma forma inserir o tratamento natural e holístico.
E quando o pequeno tem uma experiência positiva com o atendimento que merece, as portas para um tratamento natural para os pacientes recorrerem quando necessário, ficam abertas para toda vida. Sem medos, sem medicações e seus efeitos colaterais e sem traumas: Natural do jeito que todo mundo precisa e merece, cada dia mais.
Você merece ser mais leve (e as crianças merecem desde cedo um tratamento eficaz e natural).
Para agendar uma consulta comigo, entre em contato.
Até mais! 再見!